Confira as principais tendências do turismo para 2020

6 minutos para ler

Já conferiu quais são as principais tendências do turismo para 2020? Nos últimos anos, o planejamento de uma viagem passou por mudanças. Além da escolha do destino e da criação do roteiro de visitas, a experiência vem ganhando mais importância para os viajantes.

O que isso significa? A melhor forma de viajar é priorizar recomendações personalizadas e mais autênticas, escolher destinos alternativos, ganhar praticidade com o uso da tecnologia e aproveitar tudo da melhor maneira possível. Por isso, reunimos uma série de tendências para o turismo. Vamos conferir?

O cenário turístico no Brasil e no mundo

Antes de mostrar as tendências, vamos analisar brevemente o cenário do turismo, que promete ser desafiador para o setor nos próximos anos. Uma pesquisa do Booking.com ouviu mais de 22 mil turistas de 29 países, incluindo o Brasil. De forma resumida, o resultado foi o seguinte: 2020 promete ser um ano atípico quando o assunto é viagem.

Além da presença maior da tecnologia por meio de recursos com foco no turismo, os viajantes devem passar por uma transformação que vai conectá-los ainda mais aos destinos visitados e às comunidades locais.

As tendências do turismo para 2020

Se estamos passando por uma mudança de comportamento, as tendências chegam para que você possa aproveitar melhor as oportunidades. Neste post, vamos destacar algumas projeções que vão impactar o segmento de turismo em 2020.

A fim de diversificar, fizemos um compilado levando em conta as movimentações do mercado em geral. Algumas delas já estão acontecendo, inclusive, enquanto outras começam a dar os primeiros passos. Acompanhe!

Uso maior da tecnologia de IA

Você já deve ter percebido o quanto a tecnologia vem trazendo avanços para diversas áreas. Com o turismo não poderia ser diferente. O uso da inteligência artificial (IA) deve ganhar mais aplicações com o intuito de auxiliar no planejamento das viagens, recomendar destinos ou passeios com base nos perfis dos viajantes e, até mesmo, fazer reservas.

Enquanto os turistas têm acesso a uma experiência mais personalizada, os hotéis devem utilizar a mesma tecnologia para atraí-los. A ideia é conhecer cada vez mais seus hóspedes para propor reservas ou atividades sob medida, com o objetivo de aumentar o engajamento.

Busca por destinos inesperados

Hoje, muitas pessoas procuram os destinos mais visitados e que estão no roteiro da maioria dos amantes de viagens. Esse comportamento tende a mudar com a busca por destinos alternativos, ou seja, menos populares e mais reservados.

Primeiro pela experiência, depois para escapar de lugares abarrotados por multidões ou excesso de turistas e, por fim, com o intuito de contribuir com o meio ambiente e impactar, de forma positiva, a comunidade local. Pelo menos é o que dizem 53% dos viajantes, segundo pesquisa do Booking.com.

Preferência por viagens sustentáveis

Por falar em sustentabilidade e preocupação com os impactos ambientais, os turistas tendem a se tornar cada vez mais conscientes de suas escolhas, inclusive, quando o assunto é viagem. Por isso, uma das principais tendências do turismo para 2020 é a busca por viagens mais sustentáveis, o que já vem acontecendo há alguns anos.

Não é à toa que 66% dos viajantes preferem não visitar um destino que sofrerá impactos negativos com a presença exagerada de turistas. Ademais, os brasileiros estão entre as três nacionalidades com maior consciência ambiental.

Presença maior de turistas estrangeiros

Sabia que devemos ver muitos estrangeiros em terras brasileiras em 2020? Essa é a expectativa segundo relatório do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), que contabilizou um aumento significativo dos gastos de turistas de fora para este ano.

Uma matéria da Veja também constatou uma presença 21,6% maior de norte-americanos no Brasil no primeiro semestre de 2019. O aumento foi registrado depois que a exigência de visto deixou de ser obrigatória para alguns países, como os Estados Unidos. Neste cenário, a Embratur pretende dobrar o número de visitantes internacionais até 2022.

Opção por roteiros gastronômicos

Quem disse que um destino vive só de atrações turísticas? Pois os viajantes prometem investir em roteiros com experiências gastronômicas em suas próximas viagens. A busca pode considerar tanto restaurantes renomados, como aqueles lugares mais regionais com gostinho de comida caseira ou até bem característica da região.

Já que a viagem será guiada pelo estômago, a escolha do destino ou do período de férias vai depender da disponibilidade de mesa em um restaurante e da oportunidade de provar uma iguaria da culinária local. Sendo assim, experiências gastronômicas também serão a bola da vez.

Turismo com mais propósito

Seja em que área for, as pessoas estão cada vez mais conscientes. Isso significa que suas escolhas são feitas com base em um propósito. Para 2020, os turistas devem focar em viagens que ofereçam maior valor agregado.

Quer um exemplo? Os intercâmbios culturais estão entre as viagens mais populares de 84% dos brasileiros. Afinal, elas trazem o propósito de conhecer um novo lugar, aprender sobre a cultura local, ter contato com pessoas diferentes e vivenciar seus costumes. Trabalho voluntário é outro exemplo.

Foco maior na experiência

A experiência vem ganhando os holofotes em todas as áreas e tende a ser ainda mais relevante quando falamos em viagens. Em 2020, “fazer” terá o mesmo peso que “ir”, ou seja, todas as vivências terão a mesma importância que a escolha do destino. Desde a hospedagem até as compras e a alimentação: todos os momentos da viagem.

Afinal, nosso dia a dia costuma ser tão corrido. É nos momentos de folga que, finalmente, podemos desacelerar e provar algo novo, que promove a sensação de bem-estar. Por isso, a meta será aproveitar o máximo possível todo e qualquer tempo livre nas férias.

Agora que você já conhece as principais tendências do turismo para 2020, aproveite para investir em viagens de incentivo. O maior diferencial desse tipo de benefício é a possibilidade de personalização, tendência que vem com tudo com o intuito de mudar a forma como as pessoas viajam. Aqui na Go Together podemos ajudar você a aproveitar ao máximo um novo mundo de oportunidades e motivar a sua equipe com viagens incríveis.

E aí, se identificou com alguma das tendências? Para acompanhar mais conteúdo como esse, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.