Como funciona o sistema de recompensa do cérebro? Entenda de modo descomplicado!

sistema de recompensa do cérebro
6 minutos para ler

Neste exato momento, pense no que te proporciona satisfação e prazer. Ver o sorriso do seu filho(a)? Conquistar suas metas profissionais? Comer um chocolate? Cada um, certamente, terá algo que proporciona satisfação e que o faz levantar todos os dias da cama. O que poucas pessoas sabem é que a sensação é gerada pelo sistema de recompensa do cérebro, algo que intrínseco ao ser humano há milhares e milhares de anos.

Para entender melhor como o sistema funciona, devemos pensar no cérebro como um processador de computador. Cada parte do item foi desenvolvido para processar os dados e fazer com que o computador funcione adequadamente. Há diversas partes do processador que só são ativadas quando necessárias.

Pois bem. O cérebro também funciona assim. O sistema de recompensa, por exemplo, é ativado quando o ser humano tem uma experiência prazerosa. Isso faz com que haja a produção de dopamina, um neurotransmissor de prazer, que tem a função de mensageiro, ou seja, de levar as informações para outras células do organismo.

De forma muito simples, podemos dizer que a dopamina percorre determinadas partes do cérebro avisando que está tudo bem e que o ser humano está satisfeito. Ela chega até ao córtex pré-frontal para avisar que chegou a hora de parar com o que está gerando prazer. Dessa forma, se o prazer está sendo gerado por um chocolate, ela visa que está na hora de parar de comer.

No entanto, se comer chocolate gerou muito prazer, o cérebro vai registrar que isso é bom e vai querer repetir. Sendo assim, o sistema de recompensa do cérebro tem uma ligação extremamente relevante com a memória.

É neste ponto que devemos começar a explicar como as empresas podem utilizar as campanhas de incentivo para ativar o sistema de recompensa dos seus colaboradores e promover uma relação mais afetiva e profunda com eles.

A relação do sistema de recompensa do cérebro com campanhas de incentivo

Promover o bem-estar dos colaboradores vai muito além de oferecer bons benefícios. Atualmente, ainda mais com a entrada da geração millennials no mercado de trabalho, os colaboradores querem atuar com propósito, se sentirem reconhecidos e parte de algo maior.

Sendo assim, muitas empresas estão se adaptando a essas mudanças. Para promover a motivação da equipe e reter talentos, por exemplo, elas promovem campanhas de incentivo.

Essas, por sua vez, podem gerar excelentes resultados. Como já mencionamos acima, há uma relação direta em oferecer uma campanha de incentivo com a ativação do sistema de recompensa do cérebro. Para explicar melhor o que queremos dizer, vamos citar alguns exemplos de recompensas.

Viagens

Viajar tem a capacidade de promover uma sensação de bem-estar muito grande. Por isso, campanhas de incentivo que oferecem uma viagem como prêmio acabam gerando excelentes resultados.

Ocorre que para viajar o colaborador precisa de recursos financeiros e de tempo. Só que com a correria do dia a dia e com as contas, ele nem sempre consegue economizar e tirar férias para isso.

Sendo assim, a viagem se torna algo distante da sua realidade. Dessa forma, quando a empresa oferece a opção de conquistar uma viagem, ele certamente dará valor para isso, pois o ganhador terá em mente que isso foi conquistado com muito esforço.

Powered by Rock Convert

Além disso, os momentos que ele viverá durante a viagem, com toda certeza, farão com que sinta prazer e ativarão o sistema de recompensa do cérebro. Nesse momento, é possível que ele tenha em mente que foi a empresa que proporcionou isso para ele.

Por causa disso, a imagem da empresa também fará parte do registro que o cérebro fará do momento prazeroso. Em longo prazo, o colaborador terá uma imagem positiva da empresa e isso pode impactar em sua performance no trabalho.  

Eventos

Imagine que a empresa promova um evento com música, comidas saborosas e que faça com que os colaboradores se sintam especiais. Você já deve saber qual o impacto disso, certo?

Pois é. O sistema de recompensa dos colaboradores será ativado pelo momento de prazer. Com isso, a dopamina, aquele neurotransmissor de prazer que comentamos no início do artigo, sairá “correndo” para avisar todas as células que eles estão felizes.

Em seguida, o cérebro irá registrar em seu “banco de memórias” que estar entre os colegas de trabalho e estar no ambiente de trabalho é, de fato, algo que dá prazer. A partir disso, ele terá vontade de repetir essa situação várias vezes.

É provável que o ambiente de trabalho melhore consideravelmente, porque o colaborador começará a ter uma relação mais ativa com seus colegas e também terá no banco de memória do seu cérebro que os eventos promovidos pela empresa proporcionam prazer para sua vida.

O investimento em campanha de incentivo

Diante de tudo isso, não é por acaso que muitas empresas estão apostando em viagens e eventos como forma de premiação por uma campanha de incentivo bem-sucedida. Elas entendem que colaboradores felizes são muito mais produtivos.

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia (EUA) constatou, por exemplo, que os colaboradores podem ser 12% mais produtivos quando se sentem bem no ambiente de trabalho e se sentem realmente felizes.

Por isso, não basta apenas oferecer bons benefícios para a equipe, mesmo isso sendo fundamental. É interessante ir além e fazer com que eles sintam que trabalhar para a empresa, de fato, vale a pena e gera felicidade.

O desenvolvimento de uma boa campanha de incentivo

O sucesso de uma viagem ou de um evento está diretamente ligado com sua organização. Qualquer detalhe mal planejado e que não atenda às expectativas dos colaboradores deixará de ativar o sistema de recompensa do cérebro.

Dessa maneira, a opção mais interessante para desenvolver uma campanha de incentivo estratégica é contar com a ajuda de uma empresa especializada. A Go Together é uma empresa com grande expertise em criar memórias que duram muito mais tempo do que bens materiais.

As campanhas de incentivo desenvolvidas pela Go Together têm como principal objetivo ativar o sistema de recompensa do cérebro para fortalecer os laços e relacionamentos entre empresa, colaboradores e parceiros. Acesse o site da empresa para saber mais e entenda como colocar em prática ótimas estratégias de incentivo!

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.