Pet day nas empresas: conheça a febre do momento!

pet day nas empresas
4 minutos para ler

Os gestores comerciais estão sempre em busca de novidades para motivar e engajar os seus times, uma vez que disso depende não apenas as metas da empresa, mas também o bem-estar dos liderados. Hoje, você conhecerá uma iniciativa que tem ganhado espaço: o pet day nas empresas.

Atualmente, já são mais de 139,3 milhões de pets no Brasil, em um mercado em franco crescimento e que movimentou 20,3 bilhões de reais em 2018, conforme relatório da ABINPET. Logo, vivemos um bom momento para atender a esse público em nossas inciativas de endomarketing.

Então, para encontrar uma forma diferenciada de motivar as suas equipes, continue a leitura deste conteúdo. Logo abaixo falamos sobre o que é pet day, quais são os benefícios e como organizá-lo na sua empresa. Não deixe de conferir!

O que é pet day?

O pet day nas empresas é um evento em que os profissionais são autorizados a levar animais de estimação ao ambiente de trabalho. Além disso, na data combinada, são realizadas diversas atividades com o objetivo de promover a integração e a convivência dentro da organização, e os bichos potencializam a experiência.

O ganho dessa iniciativa está relacionado à completa quebra de expectativas. Não por acaso, rapidamente, as redes sociais dos colaboradores estarão repletas de posts, vídeos, fotos e comentários, compartilhando esse momento único.

Quais são os benefícios?

A força do pet day nas empresas pode ser constada em mudanças no clima. A experiência foge completamente da imagem que, em geral, os profissionais têm de uma empresa e isso cria um momento em que as pessoas estão verdadeiramente presentes e que terá reflexos de longo prazo.

Motivação dos colaboradores

Os bichos de estimação conseguem despertar o melhor das pessoas e geram uma experiência de compartilhamento. Isto é, ao ver um gato, cachorro ou outro animal, os envolvidos querem observar mais de perto, ficam curiosos, trocam informações, divertem-se uns com outros etc. Tudo isso faz com que o time crie conexões.

Um exemplo interessante é o da Roche. Em reportagem da revista Exame, a coordenadora de RH da farmacêutica relata que, ao chegarem na empresa, as pessoas mostram os pets para todo mundo, sentido orgulho de trabalhar com o animal, além de ser um dia mais divertido e bem-humorado.

Powered by Rock Convert

Melhoria do clima organizacional

A interação positiva e as experiências mudam as relações. Por exemplo, a Nubank relata que, ao permitir os animais no ambiente de trabalho, os profissionais precisam se preocupar com o bem-estar não só do pet, mas também dos colegas. Logo, isso reforça a cultura de liberdade com responsabilidade da empresa.

Responsabilidade social

O pet day nas empresas também é uma forma de dar significado ao dia a dia e conscientizar sobre o respeito aos animais. A Puritana, marca da Nestlé, por exemplo, promove tanto inciativas de entretenimento, como cinema, almoços e festas com os pets, como arredação de doações para ONGs que cuidam de animais.

Como organizar o pet day nas empresas?

Para garantir uma experiência positiva, o pet day deve ser organizado com muito cuidado, principalmente em relação ao ambiente de trabalho e à comunicação interna. Veja algumas dicas de planejamento.

Prepare o ambiente de trabalho

É preciso verificar se os animais ficarão em um local destinado à atividade ou se acompanharão os donos a todo momento.

Defina o público-alvo

Também é importante conversar com as equipes para saber quais serão os animais autorizados, ou seja, porte, espécie etc. Normalmente, os cachorros são preferidos em relação aos gatos por serem mais acostumados a passeios e ambientes externos.

Estabeleça as regras do pet day

Por fim, as pessoas devem ser comunicadas sobre as regras de higiene, vacinação e responsabilidade com o animal.

Com esses cuidados, agora que você já sabe o que é pet day, é possível organizar um dia muito especial para os profissionais, aumentando a motivação, a produtividade e melhorando o clima no ambiente de trabalho.

Gostou da ideia? Então, compartilhe o texto nas suas redes sociais para que mais pessoas também possam levar animais de estimação para o trabalho!

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.