O que fazer quando a equipe não consegue atingir as metas?

4 minutos para ler

Durante o planejamento estratégico da empresa, foram listadas todas as metas que deveriam ser atingidas para que o objetivo da organização fosse alcançado. As áreas foram mobilizadas, se esforçaram, mas mesmo assim não conseguiram atingir as metas estabelecidas. Diante de um quadro desses, qual é a sua posição: encontrar culpados ou focar na solução do problema? Se você opta pela segunda opção, parabéns!

O bom líder direciona os seus esforços para identificar problemas e encontrar as soluções para eles, em vez de apontar culpados e esperar deles a mudança necessária. Quando a equipe não atinge as metas, isso mostra que, em algum momento, uma falha passou despercebida por todos — inclusive você, que está na posição de liderança. Por isso, preparamos este artigo com as atitudes corretas para reverter a situação.

Continue a leitura e saiba o que fazer quando a equipe não consegue atingir as metas.

Esclareça os objetivos e direcione as metas

Se as metas não foram atingidas, está claro que algum problema aconteceu. O primeiro passo para mudar essa situação é fazer uma revisão nos objetivos da empresa. Os funcionários necessitam compreender com clareza todos os objetivos e suas metas correspondentes. Em alguns casos, a falta de comunicação ou a falha nesse processo faz com que os trabalhadores não entendam a importância de suas ações para o cumprimento das metas.

Entenda qual é o perfil da sua equipe

Você conhece bem a sua equipe? Entenda qual é o perfil dela para verificar se as metas propostas estão condizentes com a capacidade de cada um dos funcionários. Uma equipe com perfil analítico, por exemplo, dificilmente trabalhará com rapidez em tarefas manuais e que exijam baixa capacidade de análise. Por isso, é de suma importância que você reconheça na sua equipe as competências e habilidades necessárias para que as metas sejam atingidas.

Powered by Rock Convert

Aplique treinamentos para capacitar a equipe

Caso identifique que a sua equipe não esteja 100% preparada para os desafios que a organização propõe, faça uma lista das competências necessárias e aplique treinamentos para capacitá-la. Treinar os funcionários é algo menos custoso para as contas da empresa do que contratar novamente. Em muitos casos, falta apenas este alinhamento para que o trabalho flua com precisão e as metas sejam batidas.

Estabeleça soluções para as próximas metas

Reconheça todos os erros identificados para o não cumprimento das metas. Depois, estabeleça as soluções para que eles não ocorram novamente. Mapeie os processos e aponte os momentos críticos para o bom desenvolvimento do trabalho. Chame a equipe para uma conversa e mostre quais são as etapas que necessitam de mais atenção. Destaque aquelas que, no passado, geraram erros que prejudicaram as metas.

Evite a demissão como primeira solução

A empresa que possui uma alta rotatividade de funcionários não se encontra em uma situação saudável. Além do custo da demissão ser alto, sob o olhar do mercado e dos demais profissionais, a alta rotatividade dá indícios de que naquele ambiente existe um clima organizacional ruim. Isso impede que novos talentos desejem entrar na empresa e prejudica a retenção dos bons funcionários que já fazem parte do quadro.

Motive a sua equipe através de bonificações

Para reforçar a motivação da equipe, além de esclarecer os pontos levantados até aqui, ofereça bonificações para que todos fiquem ainda mais engajados. Use a criatividade e as possibilidades da empresa: folgas, horário flexível, home office, viagens, ingressos para shows e sessões de cinema, descontos em lojas e parceiros comerciais, etc. Dê a eles mais um propósito para atingir as metas.

Curta e siga a nossa página no Facebook e encontre outras soluções para aumentar a motivação da sua equipe e fazê-la cumprir com as metas estabelecidas.

 

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.