O que é o employee NPS (eNPS) e como te ajuda a detectar melhorias?

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Os líderes precisam contar com bons indicadores para medir os fatores que causam uma boa performance. Entre os mais importantes da atualidade está o employee NPS (eNPS), que mensura a satisfação e a lealdade do profissional, considerando a sua disposição para promover a empresa.

A lógica é que a recomendação a um amigo ou familiar revela o reconhecimento da organização como um bom lugar para se trabalhar, ser colaborador, franqueado, parceiro etc. Ao medir essa característica, entendemos o impacto das políticas voltadas para o cliente interno.

Então, que tal saber o que é employee NPS? Logo abaixo, trouxemos um breve guia para usar esse indicador. Continue a leitura para tirar as dúvidas sobre o tema e saber como medir a satisfação dos profissionais com mais eficiência!

O que é o employee NPS?

O Net Promoter Score mede a capacidade da empresa construir uma rede de pessoas engajadas e leais, aferindo a disposição para promover a organização para terceiros de confiança. Trata-se de um índice que divide os avaliados em três grupos:

  • detratores — insatisfeitos, desengajados e desalinhados com a cultura da empresa;
  • neutros — nem atuam de forma negativa nem positiva, indiferentes;
  • promotores — satisfeitos, engajados e alinhados com a cultura da empresa. 

Como chegar ao eNPS?

Para calcular o indicador, realize uma pesquisa de satisfação com o objetivo de coletar os dados. O questionário contém, respectivamente, uma questão objetiva e uma questão subjetiva:

  • De 0 a 10, qual é a chance de você indicar a empresa como local para trabalhar a um amigo ou familiar qualificado?
  • O que motiva essa decisão?

Posteriormente, os resultados são distribuídos da seguinte forma:

  • 0 a 6 — detratores;
  • 6 a 8 — neutros;
  • 9 e 10 — promotores.

Consequentemente, é possível chegar ao percentual de pessoas em cada grupo com algumas fórmulas bastante simples:

  • (quantidade de detratores ÷ total de entrevistados) x 100;
  • (quantidade de neutros ÷ total de entrevistados) x 100;
  • (quantidade de promotores ÷ total de entrevistados) x 100.

Por fim, o eNPS é a diferença entre os promotores e os detratores:

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  • índice eNPS = percentual de promotores – percentual de detratores.

Vale ressaltar que a análise deve ser feita pelo responsável pela gestão de pessoas. Assim, pode ser um profissional do RH ou quem coordena as equipes, a depender da configuração adotada na empresa. 

Como pode ser colocado em prática?

O eNPS foi adaptado para entender a relação com clientes internos, como colaboradores e, a depender do modelo de negócio, parceiros, filiados e franqueados. Veja um passo a passo para aplicar na sua empresa.

Explique tudo sobre eNPS

Antes de aplicar a avaliação de desempenho, é importante conscientizar os envolvidos sobre o papel da pesquisa para melhoria das políticas internas. Garantir o sigilo dos entrevistados também é uma boa prática para evitar constrangimentos.

Elabore as perguntas

Já os questionários podem ser bastante simples, com as duas perguntas demonstradas, ou serem desdobrados em questões mais específicas. O único cuidado é extrair uma pontuação média das questões para classificar os profissionais.

Determine a frequência

Outro ponto importante é estabelecer os momentos em que são realizadas as pequisas. O mais comum é definir uma pesquisa trimestral, semestral ou anual, mas também é possível aplicar após ações estratégicas, como o término de uma campanha de incentivo.

Faça a análise

Por fim, verifique se a pontuação final é positiva. Além disso, a divisão permite fixar diferentes metas, como reduzir os detratores, converter neutros em promotores ou manter a quantidade de profissionais satisfeitos.

Sendo assim, agora que você sabe o que é employee NPS, estude bastante sobre as formas de motivar e entregar valor para os contratados. Com isso, o eNPS não será um índice medido apenas por medir, mas um mecanismo para promover mudanças concretas em relação às equipes.

Se quiser aprender ainda mais, compartilhe este texto nas suas redes sociais e converse com seus seguidores sobre as estratégias para deixar os profissionais satisfeitos!

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