Diversidade nas empresas: saiba fazer a implementação ideal

diversidade nas empresas
4 minutos para ler

Apesar da diversidade nas empresas ser um assunto tão debatido nos dias de hoje, seu conceito ainda não parece ser tão claro para todos ou, pelo menos, ainda precisa abranger mais organizações no mercado.

Por outro lado, aquelas empresas que já perceberam a importância da inclusão, do reconhecimento e da valorização de diferentes culturas, gêneros, raças, visões e comportamentos em seu ambiente corporativo, destacam-se e apresentam resultados surpreendentes em relação ao clima organizacional.

E você? Sabe bem o que é diversidade nas empresas ou quer dicas de como implementá-la em sua organização? Então, confira nosso post até o final e tome nota do que separamos a seguir!

Afinal, o que define a diversidade nas empresas?

Um grande erro é achar que diversidade nas empresas é simplesmente priorizar a seleção de pequenos grupos na empresa de diferentes gêneros, raças e crenças, mas sem, de fato, agregar valores e o devido respeito. Pelo contrário! Essa prática deve ser vista como estratégica e trazer benefícios para o negócio, como novos pontos de vista, conhecimentos diferentes e experiências novas.

Por isso, a diversidade nas empresas é totalmente ligada ao clima organizacional, pois requer compreensão e respeito a diferentes culturas, histórias e comportamentos, além, é claro, de quebrar paradigmas e preconceitos.

Por que e como implementar a diversidade nas empresas?

Segundo um estudo internacional, as instituições com equipes executivas que trabalham com a diversidade lucram, em média, 33% a mais que outras empresas. Isso explica bem a importância dessa prática que não se limita somente a abrir portas para minorias nas empresas, mas a agregar seus valores, motivar as equipes, reconhecer as diferenças e expandir as visões.

A seguir, separamos alguns fatores a serem levados em consideração ao implementar a diversidade nas empresas. Confira!

Revise a cultura organizacional

Sem dúvidas, este é o primeiro passo! Afinal, é o requisito básico para se criar um ambiente aberto, longe de preconceitos e paradigmas, que não cabem a nenhum funcionário. Claro que isso pode levar tempo e até necessitar ações mais focadas. Como dica, invista em palestras e eventos sobre o assunto ou com algum gancho para ele, busque trabalhar uma nova linguagem e imagem perante as equipes, incorpore uma aprendizagem intercultural durante as ações e foque na conscientização das pessoas.

Reestruture os processos seletivos

Em conjunto com o seu RH, os processos seletivos da empresa podem ser mais inclusivos e valorizar todos os candidatos sem distinção. Busque divulgar as oportunidades sem impor regras e requisitos, como fotos, idade ou gênero. As entrevistas também não devem jamais questionar características pessoais, impor pressões ou desmerecer por algum motivo. Deve-se focar nas habilidades, experiências e visões.

Capacite as lideranças

Uma estratégia para a implementação da diversidade nas empresas é começar de cima! Afinal, é papel do líder saber lidar com particularidades e diferenças das pessoas. Quando isso não ocorre, a tendência é que a própria equipe não consiga absorver bem a proposta.

Com isso, busque sempre compartilhar a missão da empresa durante as reuniões e eventos com os líderes, permita espaços para ideias e opiniões, incentive ações que proporcionem inclusões nas equipes etc.

Incentive a integração

Realizar eventos corporativos, viagens de incentivo e atividades em equipe proporcionam uma integração dos colaboradores. E é fundamental para aproximar ainda mais as pessoas e promover experiências únicas entre elas, reduzindo qualquer forma de preconceito e ajudando a fortalecer a ideia de diversidade nas empresas.

Em resumo, a diversidade nas empresas não significa abrir as portas para determinados grupos de pessoas, mas agregar novos valores, melhorar o clima organizacional, expandir visões e, principalmente, conscientizar as equipes sobre a importância do respeito e da compreensão com as diferenças, permitindo, dessa forma, que novas experiências e culturas passem a contribuir com os objetivos do negócio.

Por fim, vale reforçar a importância do papel dos gestores e líderes, que devem servir como exemplo para essa inclusão e fomentar ações de incentivo e reconhecimento das diferenças dentro das equipes.

Agora que você reconhece a importância da diversidade nas empresas, compartilhe o post em suas redes sociais e contribua para essa ideia se tornar mais comum no Brasil.

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.