Gestão transparente: quais são os pilares que o funcionário valoriza?

gestão transparente
3 minutos para ler

Cada vez mais, o papel do chefe nas empresas perde espaço para o do líder. Hoje, os gestores têm percebido cada vez mais a importância de compartilhar com suas equipes informações sobre o negócio, a fim de garantir um crescimento conjunto, em vez de apenas dar ordens e cobrar resultados.

Powered by Rock Convert

Isso se torna possível graças a um modelo conhecido como gestão transparente. Ele visa alcançar uma relação mais próxima e aberta entre todos os envolvidos em alguma atividade dentro da organização.

Aliás, para ajudar você a entender melhor a ideia de gestão transparente e quais benefícios ela pode trazer à sua empresa, preparamos este post com explicações e dicas sobre o assunto. Continue com a leitura e confira! 

O que define uma gestão transparente? 

A gestão transparente, também conhecida como administração visível, é um modelo de gerenciamento que tem como objetivo permitir mais clareza e compartilhamento de informações em todos os processos e objetivos comuns da empresa. 

Por essa razão, podemos dizer que a ferramenta mais importante dentro de uma gestão transparente é a comunicação. É a partir dela que se possibilita que todos tenham o devido conhecimento das estratégias e perspectivas do negócio e consigam, assim, encontrar soluções para alcançar resultados melhores.

Como aplicar uma gestão transparente na empresa? 

A gestão transparente deve se iniciar já na cultura e clima organizacional. Afinal, dificilmente um gestor conseguirá transmitir dados e informações em um ambiente mais fechado e com dificuldades de comunicação. 

Por isso, preparamos algumas dicas do que pode ser feito para ter sucesso na hora de implementar esse modelo de gestão. Confira! 

Realize reuniões e apresentações 

Uma das formas de implementar a gestão transparente é, justamente, por meio de conversas, interações e apresentações aos colaboradores. Além de serem fundamentais para a comunicação interna entre as equipes, essas ações possibilitam que todos tenham acesso aos resultados, às metas e às perspectivas da organização. 

Permita-se ouvir a todos 

Uma das características fundamentais a um líder é saber ouvir seus colaboradores. Afinal, ninguém melhor do que o funcionário para identificar problemas e gargalos, sugerir melhorias ou realizar críticas sobre algum processo interno. 

Sem dúvidas, essa atitude garante mais transparência e ajuda o gestor e as demais equipes a compreenderem e se adequarem melhor à rotina da empresa. 

Realize ações de endomarketing 

Como falamos, uma gestão transparente deve ter início na cultura e no clima organizacional. Para “quebrar” um pouco a frieza de um ambiente profissional, é possível realizar diferentes ações de endomarketing, visando melhorar a relação entre as pessoas e, claro, aumentar a integração e a comunicação interna. 

Em resumo, essas são algumas dicas sobre como implementar uma gestão transparente, sua importância e principais vantagens. Vale ressaltar que tudo isso visa não apenas aumentar a participação dos colaboradores dentro do negócio, mas também atuar como uma estratégia de crescimento e produtividade na empresa. Invista nessa ideia e colha melhores resultados! 

Curtiu o post? Quer conferir mais dicas importantes para incrementar ainda mais as suas estratégias? Então aproveite para descobrir o que é gestão de mudanças e seus impactos em uma empresa. Boa leitura! 

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.