Entenda a importância do vendarketing para sua empresa

Vendarketing é o nome dado para a união de dois setores fundamentais de uma empresa: vendas e marketing. Durante muito tempo, essas áreas atuaram separadamente, sempre focando em métricas específicas e competindo uma com a outra.

Entretanto, as empresas perceberam que o maior resultado só seria alcançado se as duas equipes trabalhassem juntas. Isso porque essas áreas não são opostas — pelo contrário: o trabalho do marketing serve de base para a equipe de vendas e esta, por sua vez, finaliza o processo da primeira.

Mas como será que isso tudo acontece? Quais são as verdadeiras vantagens? Para entender, continue a leitura!

Como ter um vendarketing eficiente em sua companhia?

A forma mais fácil de entender o funcionamento do vendarketing é pensando na implementação desse conceito em sua empresa. Vejamos o que deve ser feito!

Faça os times conversarem

O primeiro ponto — e certamente o mais relevante — tem a ver com a comunicação. Equipes de marketing e vendas tendem a usar linguagens completamente diferentes para tratar dos mesmos assuntos.

Então, antes de qualquer coisa, é preciso fazer os dois lados falarem a mesma língua.

Favoreça a comunicação

Além de unificar a língua, sua empresa também deve propiciar um espaço adequado para a comunicação. Isso inclui os canais que serão usados, bem como a disposição dos gestores para marcar e moderar reuniões de equipes.

Utilize métricas o tempo todo

Tanto a área de vendas quanto a de marketing usam métricas para tudo, correto? No vendarketing não é diferente. Cada ação precisa ser medida para atestar sua real efetividade. Só que, em vez de todas as métricas serem diferentes, algumas delas precisam ser compartilhadas entre os setores.

Isso mostra a obrigatoriedade do trabalho em equipe, já que, ao fracasso de um dos lados, ambos deixam de bater as metas.

Quais as vantagens do vendarketing para a empresa?

Apesar de as dicas apresentadas parecerem simples, elas são muito trabalhosas para serem colocadas em prática, concorda? Então, para motivar a implementação dessas medidas por parte de sua empresa, separamos duas principais vantagens do vendarketing. Confira!

Melhor entendimento do negócio

Ao unir os setores e fazê-los trabalhar de forma coesa, provavelmente sua companhia terá uma nova percepção sobre o modelo de negócio. Isso porque as oportunidades que antes eram ignoradas, agora, podem ser amplamente exploradas.

Equipes que trabalham com leads qualificados

Depois de bem estabelecido o fluxo de trabalho, a lógica de aquisição de consumidores funcionará mais ou menos assim: o marketing atrai e qualifica os leads, e o setor de vendas converte a pessoa em um cliente.

Dessa forma, o trabalho dos dois setores parece bem mais lógico e produtivo.

Além disso, o vendarketing tem outras dezenas de vantagens. Alguns autores, inclusive, defendem que essa maneira de trabalhar deveria ser a única aceita pelas empresas, já que poupa recursos e aproveita ao máximo a relação desses setores, usando o melhor de cada um.

Só que, para alcançar esse tipo de coesão nos trabalhos, sua equipe precisa vestir a camisa da empresa. O melhor caminho para isso é por meio do endomarketing. Não sabe o que é? A gente tem um texto inteiro sobre o assunto. Vale a pena dar uma conferida, acessando aqui!

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