Dinâmicas para motivar os colaboradores: chegou a hora de inovar!

dinâmicas para motivar
6 minutos para ler

Sabe aquela empresa em que os funcionários chegam de cara fechada, meio desanimados? De certa forma, eles apenas entregam os resultados quando são cobrados e, mesmo assim, nem sempre têm a devida qualidade.

A falta de engajamento é um dos fatores mais relacionados a essas características. Porém, cabe aos gestores saber mudar esse quadro com algumas ações e experiências focadas na integração e no incentivo dos colaboradores, como as dinâmicas para motivar.

Mas vamos com calma! Sabemos que certas atividades já estão um tanto quanto ultrapassadas. Por esse motivo, preparamos este post com dicas inovadoras e supermodernas para você realizar dinâmicas realmente convincentes e interessantes para o público. Acompanhe!

Será que vale mesmo investir em dinâmicas para motivar? 

A resposta é certamente sim! No entanto, o que fará a diferença nos resultados é, justamente, a experiência que será promovida. Imagine duas empresas que têm a mesma ideia para uma dinâmica de grupo. Porém, uma delas a realiza dentro de uma sala fechada, no próprio ambiente de trabalho, enquanto a segunda opta em agregar mais e resolve promover uma viagem com a equipe para um lugar incrível.

Qual você acha que terá mais resultados? Naturalmente, a segunda opção! O intuito de realizar as atividades em uma área a céu aberto e com uma estrutura mais livre é sempre mais atraente. Isso apenas reforça a importância de se investir em uma campanha mais estratégica e focada em experiências diferentes, marcantes e inesquecíveis.

Ou seja, dinâmicas para motivar são sim fundamentais para o processo de engajamento, mas seus resultados podem ser melhores se causarem, de fato, algum impacto ou marcarem um momento especial. 

Quais tipos de dinâmicas podem ser aplicadas na empresa? 

Trouxemos ideias bem legais de dinâmicas de grupo que sempre são bem-vindas e agradam o público em geral. Claro que, se preferir, sua empresa pode inventar novos métodos, regras ou simplesmente adaptá-las conforme seus objetos e propostas. O importante é garantir sorrisos, bem-estar e diversão, porém, com foco em trabalho em equipe, produtividade e engajamento. Confira!

Comunicação em sinais 

Um dos exemplos de dinâmicas para motivar e superfácil de realizar é a comunicação em sinais. Funciona de uma forma bem simples e engraçada, que tem por objetivo mostrar a importância de uma comunicação clara e nítida, pois quando isso não ocorre, o resultado é uma mensagem final totalmente distorcida e sem fundamento.

Para essa dinâmica, basta seguir alguns passos:

  • primeiro, faça uma fila indiana bem grande com todos os participantes; 
  • passe um sinal para o último da fila, apenas com gestos e sem que os demais vejam; 
  • Essa pessoa deve chamar o próximo da fila e repassar o mesmo sinal e assim por diante, até chegar ao primeiro; 
  • não é permitido olhar pra trás, repetir mais que duas vezes ou se comunicar por voz. 

A tendência é que os gestos, naturalmente, mudem no decorrer da fila e cada participante passe a criar um sinal bem diferente do primeiro. Isso é um reflexo semelhante de mensagens, avisos e até boatos que podem ocorrer dentro do ambiente corporativo e serem distorcidos por simples falhas de comunicação. 

Powered by Rock Convert

Ilha deserta

Outro exemplo de dinâmica de motivação é a da simulação de uma ilha deserta, no qual os participantes devem se imaginar nessa situação e ter a opção de escolher outras pessoas do grupo para estarem juntas.

Ou seja, é uma atividade focada nas relações interpessoais nas empresas e ajuda a mostrar como anda o clima entre as equipes. Vamos à prática. Para isso, separe papéis, canetas e envelopes. Depois, inclua três perguntas, como: 

  • “Você está em uma ilha deserta. Quem do grupo você levaria também?”;
  • “Você precisa organizar uma festa ou um evento. Quem poderia te ajudar?”;
  • “Você foi sorteado com um viagem de cruzeiro. Quais as 3 pessoas que você indicaria para ir também?”.

Em seguida, peça para todos preencherem, sem que os demais vejam as respostas e garanta que tudo será confidencial. Por fim, basta recolher e mensurar todas as respostas. 

Com esse exercício, é possível notar, entre os participantes, aqueles que mais se destacam como líderes, solucionadores de problemas, comunicativos, divertido, introvertido, tímido etc. Dê um feedback individual a cada um deles e tome decisões focadas em melhorias pessoais. 

Escape 60 

Em alta nos últimos anos no mundo inteiro, o escape 60 é uma experiência perfeita para motivar funcionários e avaliar o desempenho de cada um, perante desafios com prazos apertados e sob pressão. Em geral, os jogos são realizados de forma indoor, com salas fechadas, mas pode ser adaptado para ambientes externos. 

Na prática, os grupos são “trancados” em salas com desafios e mistérios a serem desvendados em 60 minutos. Nesse tempo, as pessoas precisarão trabalhar em grupos para desvendar códigos, achar itens escondidos e resolver enigmas para encontrar a saída! 

Acampamento real 

Vamos reforçar a ideia de que experiências geram mais resultados que qualquer outra atividade. Então, que tal bolar dinâmicas para motivar, utilizando vivências e jogos reais? Uma das ideias mais legais é promover uma viagem em equipe e proporcionar atividades interativas marcantes.

Por exemplo, uma final de semana de aventura, em um jogo de “sobrevivência”, onde os grupos estejam acampados e precisem vencer desafios, como localizar os alimentos, montar uma cabana, uma embarcação, encontrar trilhas para a saída, entre outras ideias. Esses exercícios também incentivam o trabalho em equipe e ajuda a desempenhar tarefas sob pressão.

Além disso, ambientes outdoor possibilitam uma infinidade de atividades legais que podem ser implementadas. Imagine, por exemplo, incluir trilhas até uma praia deserta, uma fase de “paintball” ou algo que simule uma disputa, um voo livre para escapar, uma corrida de quadriciclo etc. Há um mundo de ideias que pode ser trabalhado e que, sem dúvidas, causa impacto e marca a vida da pessoa para sempre.

Em resumo, as dinâmicas para motivar sempre serão muito positivas para o engajamento das equipes. No entanto, é preciso sempre focar nas experiências e momentos que ela pode gerar aos participantes. Afinal, é a partir disso, que os resultados aparecem mais nitidamente. Por isso, a importância de contar com uma assessoria especializada e focada em vivências diferenciadas como uma agência de marketing de incentivo

Curtiu as ideias? Então, não deixe de conferir também nosso próximo post sobre 5 ações de incentivo para aplicar desde o recrutamento e seleção dos funcionários.

Powered by Rock Convert
Banner Go TogetherPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.