Dicas para organizar a confraternização de fim de ano na empresa

confraternização de fim de ano
4 minutos para ler

A confraternização de fim de ano pode ser uma excelente oportunidade para desenvolver práticas de endomarketing e marketing de incentivo. Assim, o ideal é não ver essa ocasião apenas como um momento festivo, mas planejar iniciativas para promover a integração e a motivação das equipes.

Uma boa notícia é que, cada vez mais, surgem tendências no mercado que podem ser adotadas pelos gestores. Ao conhecê-las, você estará mais preparado para organizar uma celebração positiva e melhorar o clima no ambiente de trabalho.

Listamos 5 dicas para organizar uma confraternização de fim de ano que faça a diferença na sua empresa. Continue a leitura e descubra como motivar e integrar os membros da sua equipe!

1. Faça uma festa temática

A festa temática é uma forma interessante de inovar e despertar a curiosidade dos profissionais. Usar roupas diferentes, experimentar a culinária de uma localidade, conhecer danças típicas, participar de jogos. Há uma série de possibilidades interessantes a partir dessa escolha.

O tema pode estar relacionado a uma cultura ou estética, como regiões do país, pet day, cassino, circo, terror, filmes e balada. Além disso, gera-se um forte engajamento dos profissionais, que podem tirar fotos e compartilhar publicações com amigos e familiares.

2. Explore locais diferenciados

O ambiente da confraternização também conta muito para potencializar a experiência. Afinal, um espaço bem escolhido e fora da caixa despertará a curiosidade e o interesse dos envolvidos. Eventos ao ar livre, luaus na praia, locais para a prática esportiva, cinemas, viagens, shows de humor e fazendas são bons exemplos.

3. Aposte em jogos

Jogos são formas de interação e integração de pessoas que não podem ser ignoradas por quem organiza uma confraternização de fim de ano. Além de garantirem uma sequência de atividades, é muito mais fácil envolver a todos com esse tipo de abordagem.

As sugestões, nesse sentido, são as mais variadas: brinquedos eletrônicos, sinuca, futebol de sabão, cama elástica, fliperamas, roletas, caça ao tesouro, passeio a cavalo, entre outras.

4. Inove no amigo-secreto

Algumas regras diferenciadas podem trazer uma cara nova para esse jogo tão tradicional nas confraternizações de fim de ano. Os exemplos estão espalhados pela internet, entre eles:

  • amigo-secreto chinês;
    • embrulhos com presentes unissex são reunidos no centro de um círculo;
    • o primeiro participante pega um pacote;
    • os próximos a jogar escolhem algo no monte ou tomam um presente já escolhido;
    • quem teve o presente tomado vai para o final da fila;
    • cada participante só pode ser ter seu presente substituído duas vezes;
    • os participantes deixam o círculo quando chegam à escolha imutável;
  • amigo-secreto temático;
    • os presentes são do mesmo tipo, como chocolates, livros e artesanato.

5. Ouça os profissionais

Uma forma de chegar a um resultado criativo é abrir canais de sugestões para que as equipes possam encaminhar ideias sobre locais, temas, jogos e atividades. É mais fácil encontrar soluções diferenciadas com várias cabeças se esforçando para pensar fora da caixa.

Também é importante orientar quanto ao comportamento, ética e etiqueta durante a celebração. Como o evento é um meio-termo entre o convívio profissional e pessoal, sempre há o risco de a balança pender demais para um dos lados: ou ficar excessivamente formal ou as pessoas perderem o limite.

Com uma comunicação transparente, você certamente conseguirá conscientizar os envolvidos e poderá aplicar as dicas deste conteúdo para realizar uma confraternização de fim de ano memorável. Então, coloque tudo em prática e seja criativo.

Se quiser saber mais sobre a importância de cuidar da satisfação dos colaboradores, leia nosso post sobre o tema e entenda por que funcionários felizes trabalham melhor!

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.