Veja como desenvolver as competências e habilidades dos colaboradores

competências e habilidades
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O desenvolvimento de competências e habilidades se tornou diferencial competitivo para empresas e colaboradores, principalmente diante de um mercado que está cada vez mais dinâmico, exigente e complexo.

No entanto, as organizações não devem esperar que as iniciativas partam somente dos profissionais e deve investir no preparo deles. Dentre os motivos, destacamos a criação de uma força de trabalho altamente capacitada para alcançar seus resultados.

Ao contribuir com o crescimento individual, a empresa alavanca a produtividade da própria equipe, melhora a comunicação entre todos e reforça sua marca empregadora — atraindo e retendo talentos com mais facilidade.

Veja a seguir como desenvolver competências e habilidades entre seus colaboradores!

Ouça os seus colaboradores

Para descobrir quais são as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas, você deve começar exercitando sua escuta. Cada colaborador é uma importante fonte de informações, ideias e sugestões que podem mudar o rumo da empresa.

Torne sua gestão mais participativa para que as pessoas falem! Algumas ferramentas podem ajudá-lo nesse sentido: caixa de sugestões, grupo de discussão, pesquisa de satisfação e outros canais de comunicação.

Estabeleça metas claras

Depois de ouvir o que seus colaboradores têm a dizer, é preciso estabelecer o caminho que será trilhado para alcançar as competências e habilidades desejadas por eles e pela organização. Para tal, você precisará definir metas!

Metas são pequenas partes de um objetivo, ou seja, fragmentos que facilitam o cumprimento de uma missão. Assim sendo, elas devem ser possíveis de serem realizadas, para evitar frustrações.

Dê apoio motivacional

Mudanças nem sempre são bem vistas e você precisa deixar claro para seus colaboradores que o desenvolvimento de novas competências e habilidades é algo positivo para todos!

Por esse motivo, dê apoio emocional para evitar problemas, como falta de concentração, irritabilidade, descontrole, estresse e outros. Mantenha-se sempre aberto ao diálogo e entenda que cada colaborador tem suas necessidades.

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Invista em treinamentos

Sua empresa pode fechar parceria com uma instituição de ensino e recomendar que os colaboradores façam cursos ou participem de oficinas. Também é possível desenvolver um programa de educação corporativa e internalizar os treinamentos.

O mais importante é entender que, sozinhos, os colaboradores dificilmente encontrarão o caminho desejado pela organização. Portanto, trace-o e ofereça as possibilidades para que cada trabalhador siga adiante.

Estimule a comunicação

Seus colaboradores precisam entender que, juntos, são mais fortes. Por isso, estimule a comunicação entre os membros de diferentes equipes e cultive um ambiente mais colaborativo para esses profissionais.

Permitir a interação é o primeiro passo para uma comunicação efetiva. Assim sendo, lembre-se de tornar sua gestão mais participativa para que cada profissional saiba que pode e deve opinar.

Proporcione mais momentos de descontração, pois esse tipo de envolvimento é essencial para que as pessoas se conheçam e desenvolvam vínculos como confiança, respeito e admiração. A empresa também pode oferecer viagens de incentivo!

E qual é a diferença entre competências e habilidades?

Habilidades são capacidades aprendidas por meio de treinamentos e experiências. Elas são extremamente úteis na obtenção de resultados ou para realizar funções.

Já as competências formam um conjunto de habilidades e conhecimentos que estão relacionados, permitindo que o colaborador realize suas atividades. Elas também envolvem a capacidade de atender demandas complexas.

Enquanto as habilidades determinam o que alguém precisa saber para realizar uma atividade, as competências revelam como esse conhecimento será colocado em prática.

Notou como é importante desenvolver as competências e habilidades dos seus colaboradores? Prepare-os para que eles alcancem os resultados que você deseja e reforce sua marca empregadora positiva atraindo e retendo talentos.

Leia nosso próximo artigo para saber como estimular de maneira saudável a competitividade no mercado de trabalho! Descubra quais são as principais ações que podem ser inseridas em sua gestão.

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