Quer descobrir como ser um bom líder? Aprenda aqui!

como ser um bom líder
4 minutos para ler

Saber como ser um bom líder se tornou uma das principais questões para os gestores de hoje. Afinal, quando estamos à frente das equipes, precismos motivar, engajar e desenvolver pessoas. Só assim conseguimos tirar o máximo de cada individuo para otimizar os resultados.

Sobre o último ponto — desenvolver pessoas —, o líder pode atuar de diversas formas. Existe o papel de encorajar a mudança, o de inspirar os demais a seguirem no caminho certo, o de saber como dar exemplo e o de comunicar as necessidades com clareza e segurança. Cada faceta é parte importante para o crescimento dos membros do time.

Então, para ser um profissional capaz de influenciar e orientar os demais, continue a leitura deste conteúdo para conhecer as boas práticas de liderança e ser mais efetivo nessa área tão importante para o sucesso das empresas!

Traga segurança para equipe

O caminho até os objetivos e metas sempre envolve certo grau de incerteza, já que nem sempre o que foi previsto é alcançado. Por isso, quem está à frente é responsável por transmitir segurança, de modo que todos possam ter tranquilidade durante o trajeto. 

O conforto, a determinação e o apoio podem vir de diferentes fatores, como planejamento, provisão de recursos, motivação e capacidade de manter o grupo coeso. A seguir, listamos algumas dicas práticas:

  • estabeleça milestones, ou seja, marcos entre o ponto atual e o objetivo para que a equipe entenda o caminho;
  • crie um plano de ação;
  • comunique o plano com clareza e tire todas as dúvidas;
  • monitore os resultados e adapte o plano para que ele sempre esteja válido.

Reconheça o desempenho dos colaboradores

Além de ter um plano e definir o rumo da equipe, o líder precisa manter os objetivos vivos na mente dos colaboradores durante todo o trajeto. Para isso, os avanços individuais e coletivos precisam ser reconhecidos, principalmente com a associação dos marcos a recompensas e feedbacks positivos.

Forneça feedbacks construtivos

Uma prática que facilita o trabalho é incorporar o feedback aos processos, uma vez que isso desmistifica a técnica, tornando-a parte da rotina da empresa. Logo, seja ao final de cada projeto, seja em períodos preestabelecidos, o líder deve conceder o retorno sobre o desempenho do colaborador, sempre com o objetivo de promover a melhoria ou reconhecer o bom trabalho.

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Comunique-se de maneira fluida

A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o líder. Ter uma postura compatível com o discurso, ser claro em relação às atitudes corretas e incorretas, transmitir confiança ao abordar a equipe e estar aberto são fatores que influenciam o sucesso das demais práticas.

Estimule a capacidade de resolver problemas

A resolução de problemas é um veículo para o desenvolvimento de pessoas. Isso porque, a partir da tentativa e erro, os profissionais articulam teoria e prática, crescendo em relação às suas competências. Dessa forma, cabe ao líder incentivar esse processo e gerar oportunidades ao delegar tarefas.

Administre conflitos

Saber como ser um bom líder também diz respeito à capacidade de negociar, conciliar e mediar disputas nas equipes. O ideal é sempre buscar a identificação dos conflitos, entender as demandas dos envolvidos e apresentar soluções antes que a divergência escale e prejudique a convivência do grupo.

Crie momentos especiais

Uma última diretriz importante é saber que as pessoas trabalham melhor quando estão felizes. Enquanto líderes, podemos criar momentos especiais, como atividades em grupo, ritos internos, eventos, viagens e outros mecanismos para gerar unidade e aumentar a satisfação dos profissionais.

Nesse sentido, ter atenção aos detalhes e entender as necessidades do grupo fazem parte do trabalho de quem está à frente da equipe.

Lembre-se também que a performance do comandante influencia o desempenho dos demais, sobretudo em relação ao desenvolvimento de pessoas e ao sucesso no alcance de metas. Sendo assim, agora que você já sabe como ser um bom líder, coloque as dicas em prática para se tornar a causa de resultados significativos no seu time.

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