Saiba como aumentar o market share do seu negócio

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Market share significa fatia de mercado. É um indicador operacional que permite avaliar a participação da empresa na venda de determinado produto, além de comparar o seu desempenho ao de seus competidores. A questão é: como aumentar o market share?

Antes de responder essa questão, é preciso entender alguns benefícios ligados ao assunto. A criação de boas parcerias, a geração de economia em escala, o prestígio da marca e até o alto giro do estoque são exemplos. Todos eles tornam a empresa mais competitiva e próspera.

Nos tópicos seguintes, explicamos os motivos pelos quais uma empresa perde market share, além de apresentar como otimizar esse indicador operacional e a maneira de calculá-lo, na prática. Boa leitura!

Por qual razão perde-se market share?

Toda empresa pode perder em termos de participação de mercado. Isso promove alguns resultados negativos. Por exemplo, tende a fragilizar as operações de venda e os resultados financeiros. Adiante, destacamos alguns motivos para o declínio do market share:

  • mau atendimento aos clientes;
  • bens e serviços comercializados de baixa qualidade;
  • falta de uma estratégia competitiva;
  • aumento do preço dos bens e serviços vendidos;
  • pouco (ou nenhum) alinhamento do time.

Em essência, a redução do market share é resultado de decisões falhas ou tardias. Se o seu competidor é mais rápido e acertado que você, é natural que avance em mercado.

Como aumentar o market share do empreendimento?

É preciso apostar em, no mínimo, 3 P’s para otimizar seu market share. Explicamos adiante.

Pessoas: gere engajamento diário

Toda empresa é formada por pessoas, com pessoas e para pessoas. Não é demagogia afirmar que o capital humano é o recurso mais valioso e estratégico ao êxito nos negócios. Portanto, é preciso investir nele, atraindo talentos e gerando estímulos às equipes.

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Nesse caso, a primeira dica é adotar ações de incentivo para manter a equipe motivada e disposta a alcançar melhores resultados. É possível, por exemplo, vincular incentivos e premiações aos melhores resultados de market share, mostrando que, se o negócio cresce, todos ganham.

Processos: tenha atividades fluidas e funcionais

Processos com gargalos podem afetar a estratégia da empresa e custam caro. Quando o gestor decide criar processos funcionais, o expediente de trabalho pode ser mais fluido e produtivo. Isso tem efeito positivo na competitividade, portanto, no market share.

Em termos de processo, existe muito a ser feito. Liste os mais importantes e que proporcionem valor aos seus clientes. Depois, estabeleça o passo a passo desse processo, as metas para o curto, médio e longo prazo, bem como as tecnologias capazes de alavancar seus resultados.

Produto: entregue mais que a concorrência

O último P é o produto, que consiste nos bens e serviços produzidos pela empresa. É preciso entregar mais que a concorrência por um preço que os clientes estejam dispostos a pagar. Nesse caso, vale estabelecer padrões rigorosos de qualidade, sendo a precificação a melhor tática.

Como monitorar o market share?

Existem várias maneiras de calcular o market share, o mais natural é estimar a participação de mercado pelo volume de vendas de um período. Para tanto, conte com o seguinte cálculo:

  • Market Share (em %) = seu volume de vendas em determinado período x 100 / volume de vendas total do seu mercado.

Se, por exemplo, uma fabricante de celulares vende 100 mil unidades por mês e está em um mercado que vende 600 mil unidades, seu market share é de 16,6%.

Após saber como aumentar o market share, o mais recomendado é que comece avaliando sua atual participação de mercado, depois estabeleça o resultado futuro desejado, ou seja, suas metas. Para obter ótimos frutos, não deixe de investir nas pessoas que fazem parte do seu negócio, bem como nos processos diários e produtos (bens e serviços) comercializados.

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