Como alcançar metas e superar os desafios do setor de vendas?

Alcançar metas é a alma do negócio, não é mesmo? Todos os setores precisam de uma estrutura bem elaborada, objetivos muito bem definidos e, principalmente, pessoal capacitado e focado em resultados.

Por mais que esse trecho pareça uma propaganda de algum grupo de consultoria, não podemos negar que essa exigência é real. Afinal de contas, que empresa consegue se manter no mercado sem vender um pouco mais a cada dia?

Por isso, separamos algumas dicas para que você ajude seu setor de vendas a alcançar as metas com mais tranquilidade. Confira!

Limpe o pipeline frequentemente

O pipeline, ou funil de vendas, é uma ferramenta importantíssima para qualificar as pessoas que entram em contrato com a empresa. Entretanto, não é raro encontrarmos vários “clientes” que dizem que vão comprar, mas que nunca fazem isso de fato.

Por isso sempre é bom dar uma conferida no pipeline e rever como está sendo feita a qualificação de leads. Assim, você garante que a sua equipe direcione o esforço de venda apenas para verdadeiros clientes em potencial e não apenas para curiosos.

Alinhe as métricas do setor

Depois de algum tempo trabalhando com as mesmas métricas, é necessário dar uma revisada sobre o que está sendo avaliado. Alguns indicadores podem estar obsoletos, inadequados ou entrando em conflito com outros setores.

Dessa forma, veja se as métricas da área de vendas estão corroborando com o aumento da receita. Tenha o cuidado, também, de observar se essas métricas não entram em conflito, por exemplo, com o setor de marketing (isso acontece quando a atração é feita para um público, mas a métrica da venda é direcionada a outro).

Implemente uma cultura de aprendizado constante

No mundo dos negócios existem duas áreas que evoluem em uma velocidade impossível de acompanhar: a de tecnologia e a de vendas. A cada dia temos novas técnicas, ferramentas mais elaboradas, roteiros mais assertivos e estratégias de persuasão ainda mais convincentes.

Nesse cenário, os vendedores precisam se atualizar constantemente. Para favorecer o processo, é importante que a empresa dê espaço para o aprendizado, incentive as pessoas e forneça os meios para que esse aprimoramento possa ser feito — levando os colaboradores para palestras, seminários, congressos, entre outros.

Avalie sua equipe e reconheça os esforços

Apesar de as métricas serem uma questão burocrática da empresa, não podemos esquecer que o fator humano está presente nesse processo. Os vendedores têm altos e baixos, dias bons e ruins e às vezes precisam de ajuda para desenvolver seu potencial máximo.

O reconhecimento é uma das principais estratégias que a empresa pode usar para motivar os colaboradores. Então faça uma avaliação constante de sua equipe, dê feedbacks sempre que perceber que o pessoal está se esforçando e não se esqueça de premiar os melhores!

Lembre-se: qualquer empresa pode alcançar metas e todos os setores são capazes de se superar diariamente. Entretanto, isso só acontece quando a gestão mostra o caminho e favorece o crescimento de cada colaborador.

Como tocamos no assunto de desenvolvimento pessoal e avaliação de equipe, temos uma sugestão de leitura para você. Recentemente elaboramos um conteúdo sobre a avaliação 360° e acreditamos que isso possa lhe interessar.

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This