Afinal, como melhorar a qualidade dos serviços da minha empresa?

Quando falam em melhorar os resultados da empresa, muitos empreendedores estão se referindo a formas de potencializar a equipe para aumentar a produtividade. Entretanto, vale lembrar que a qualidade dos serviços é uma peça-chave nesse processo.

Isso quer dizer que tão importante quanto a motivação para diminuir o turnover e fortalecer o relacionamento entre os funcionários é o olhar do consumidor para a marca. Ou seja, a noção de qualidade vai além do processo técnico, abrangendo também a satisfação do cliente.

Pensando nisso, nos próximos parágrafos vamos tratar de algumas práticas em busca da excelência, que envolvem tanto as atividades dos colaboradores quanto a experiência de compra ou contratação por parte do cliente.

Invista em treinamentos

O primeiro passo para proporcionar um serviço ou produto de excelência é a capacitação dos funcionários. Ao investir em treinamentos, a empresa terá retorno não apenas no nível técnico dos processos, mas também na motivação da equipe.

Ou seja, essa prática é uma forma de mostrar que a empresa não está apenas preocupada com a produtividade, mas também com a formação de seus colaboradores. Em poucas palavras, funcionários bem treinados produzem mais e melhor.

Crie campanhas de incentivo

Outra forma de motivar as equipes é por meio das campanhas de incentivo. Atualmente, é muito comum que empreendedores busquem outras formas de reconhecimento e incentivo além das recompensas em dinheiro e valorizem também o lado humano.

Diferentemente do estímulo financeiro, que pode ter efeitos a curto prazo, viagens, eventos e outras campanhas de incentivo proporcionam experiências que perduram na memória dos colaboradores. Isso mantém a motivação por muito mais tempo e promove a integração.

Ouça o seu cliente

Até agora, tocamos em pontos voltados ao clima interno. Ter um bom ambiente empresarial, alto nível de capacitação e uma boa dinâmica entre as equipes são fundamentais para aumentar a motivação e os resultados.

Mas somente isso não é suficiente para otimizar processos de forma a destacar sua marca no mercado. Também é importante romper as barreiras internas para chegar até a jornada de consumo. Ou seja, é o cliente quem vai dizer se o produto ou serviço é excelente ou não.

Por isso é tão importante ouvi-lo. Mais que isso, é preciso investir no relacionamento com ele e nas diferentes formas de obtenção de feedback, que pode vir por meio de pesquisas de satisfação e da disponibilização de diferentes canais de relacionamento com o cliente, como sites, hotsites, redes sociais, entre outros.

Mantenha o foco na experiência do cliente

E como estamos falando do cliente, aí vai outra dica importante: mais que ouvir o cliente é preciso aprender a pensar e sentir como ele. Assim, a produção será toda focada na experiência de consumo.

Muitas vezes, o empreendedor se baseia em conceitos preconcebidos de satisfação que não necessariamente se aplicam ao seu caso específico. Por isso é tão importante criar experiências centradas na jornada do seu cliente.

Alie a tecnologia à qualidade dos serviços

Por fim, lembre-se de que a tecnologia é um fator de diferenciação no mercado e uma aliada na busca pela qualidade. As diferentes inovações tecnológicas atuais propiciam ferramentas automatizadas para auxiliar na gestão e no relacionamento com os clientes.

Com isso, o desenvolvimento de canais digitais de comunicação, de aplicativos e outras soluções voltadas para dispositivos móveis etc. ajudam a otimizar processos, alcançar metas e divulgar produtos.

Enfim, a busca pela qualidade dos serviços passa tanto pelo ambiente interno quanto pela satisfação do cliente. E se você quer saber mais, que tal seguir a Go Together no Facebook? Assim você fica por dentro das melhores soluções de incentivo para seus funcionários.

 

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