Afinal, como melhorar a qualidade dos serviços da minha empresa?

4 minutos para ler

Quando falam em melhorar os resultados da empresa, muitos empreendedores estão se referindo a formas de potencializar a equipe para aumentar a produtividade. Entretanto, vale lembrar que a qualidade dos serviços é uma peça-chave nesse processo.

Isso quer dizer que tão importante quanto a motivação para diminuir o turnover e fortalecer o relacionamento entre os funcionários é o olhar do consumidor para a marca. Ou seja, a noção de qualidade vai além do processo técnico, abrangendo também a satisfação do cliente.

Pensando nisso, nos próximos parágrafos vamos tratar de algumas práticas em busca da excelência, que envolvem tanto as atividades dos colaboradores quanto a experiência de compra ou contratação por parte do cliente.

Invista em treinamentos

O primeiro passo para proporcionar um serviço ou produto de excelência é a capacitação dos funcionários. Ao investir em treinamentos, a empresa terá retorno não apenas no nível técnico dos processos, mas também na motivação da equipe.

Ou seja, essa prática é uma forma de mostrar que a empresa não está apenas preocupada com a produtividade, mas também com a formação de seus colaboradores. Em poucas palavras, funcionários bem treinados produzem mais e melhor.

Crie campanhas de incentivo

Outra forma de motivar as equipes é por meio das campanhas de incentivo. Atualmente, é muito comum que empreendedores busquem outras formas de reconhecimento e incentivo além das recompensas em dinheiro e valorizem também o lado humano.

Diferentemente do estímulo financeiro, que pode ter efeitos a curto prazo, viagens, eventos e outras campanhas de incentivo proporcionam experiências que perduram na memória dos colaboradores. Isso mantém a motivação por muito mais tempo e promove a integração.

Ouça o seu cliente

Até agora, tocamos em pontos voltados ao clima interno. Ter um bom ambiente empresarial, alto nível de capacitação e uma boa dinâmica entre as equipes são fundamentais para aumentar a motivação e os resultados.

Mas somente isso não é suficiente para otimizar processos de forma a destacar sua marca no mercado. Também é importante romper as barreiras internas para chegar até a jornada de consumo. Ou seja, é o cliente quem vai dizer se o produto ou serviço é excelente ou não.

Por isso é tão importante ouvi-lo. Mais que isso, é preciso investir no relacionamento com ele e nas diferentes formas de obtenção de feedback, que pode vir por meio de pesquisas de satisfação e da disponibilização de diferentes canais de relacionamento com o cliente, como sites, hotsites, redes sociais, entre outros.

Mantenha o foco na experiência do cliente

E como estamos falando do cliente, aí vai outra dica importante: mais que ouvir o cliente é preciso aprender a pensar e sentir como ele. Assim, a produção será toda focada na experiência de consumo.

Muitas vezes, o empreendedor se baseia em conceitos preconcebidos de satisfação que não necessariamente se aplicam ao seu caso específico. Por isso é tão importante criar experiências centradas na jornada do seu cliente.

Alie a tecnologia à qualidade dos serviços

Por fim, lembre-se de que a tecnologia é um fator de diferenciação no mercado e uma aliada na busca pela qualidade. As diferentes inovações tecnológicas atuais propiciam ferramentas automatizadas para auxiliar na gestão e no relacionamento com os clientes.

Com isso, o desenvolvimento de canais digitais de comunicação, de aplicativos e outras soluções voltadas para dispositivos móveis etc. ajudam a otimizar processos, alcançar metas e divulgar produtos.

Enfim, a busca pela qualidade dos serviços passa tanto pelo ambiente interno quanto pela satisfação do cliente. E se você quer saber mais, que tal seguir a Go Together no Facebook? Assim você fica por dentro das melhores soluções de incentivo para seus funcionários.

 

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.