6 dicas práticas para motivar equipes na sua empresa

A motivação leva os profissionais a agirem e executarem determinada tarefa e a empenharem-se com dedicação, esforço e energia em suas rotinas de trabalho. Trata-se de uma matéria de extrema importância para as organizações, devendo ser integrada na definição da estratégia organizacional, pois, elas precisam das pessoas para atingirem seus objetivos. Por isso, é fundamental motivar equipes de trabalho.

Quando a empresa se dedica a manter os profissionais que para ela trabalham motivados e satisfeitos, ela está atuando em prol dos próprios interesses: atingir as metas e objetivos traçados. A boa gestão dos recursos humanos de uma organização traduz-se no diferencial dela para o mercado, alavancando bons resultados por meio da maximização do desempenho dos funcionários.

Quer saber como tornar isso possível? A seguir, 6 dicas práticas para motivar as equipes da sua empresa.

1. Descubra o que as equipes precisam

A motivação das equipes parte das necessidades que elas têm. A única maneira de saber o que elas precisam é ouvi-las. Convoque uma reunião com alguns membros delas ou elabore um formulário para mensurar o índice de satisfação dos funcionários. Às vezes, em uma simples conversa é possível identificar as necessidades das equipes.

2. Estabeleça metas de trabalho

Os profissionais que fazem parte da sua empresa devem estar cientes acerca das metas individuais e das equipes. Eles precisam dessas informações para usá-las como guia e motivação para a realização de um trabalho completo e, no mínimo, dentro das expectativas da organização.

3. Crie programas de incentivo

Aqueles trabalhadores mais dedicados e que sempre superam as metas estabelecidas podem ser premiados por meio de um programa de incentivo. Como recompensa, pense em investir em viagens de incentivo, em uma política salarial mais agressiva, folgas, ingressos para filmes e shows ou o reconhecimento público diante dos demais.

3. Mostre respeito pelo trabalho desenvolvido

Da mesma forma que se deve estabelecer metas e criar programas de incentivo, é necessário mostrar respeito pelo trabalho desenvolvido. Cada profissional que está dentro da sua empresa foi escolhido por um conjunto de competências e habilidades, por isso, delegue mais tarefas e dê um voto de confiança para que eles sejam mais independentes.

4. Dê e receba feedbacks frequentemente

É muito importante que você esteja próximo das equipes que lidera, fornecendo o feedback necessário para que eles sigam as diretrizes da companhia e continuem em busca do objetivo estabelecido. Não se esqueça de também pedir um retorno, abrindo espaço para que os funcionários falem e compartilhem opiniões que podem melhorar o trabalho.

5. Assuma a postura de um mentor

Em vez de ganhar respeito com uma atitude de chefe, experimente se comportar como um mentor. Ajude os membros das equipes a se desenvolverem profissionalmente, indicando treinamentos e cursos de capacitação com foco no desenvolvimento de competências e habilidades desejadas pela empresa.

6. Estimule a participação dos funcionários

Instigue os colaboradores a terem ideias, por mais que essas não possam ser aplicadas de imediato. Trata-se de uma maneira de ter um ambiente de trabalho mais leve e colaborativo, onde as pessoas se sentem parte da organização. Um ambiente desses é mais produtivo do que aquele onde os profissionais se sentem acuados o tempo todo.

Se as dicas para motivar equipes foram úteis, aproveite para conhecer e seguir a nossa página no Facebook. Lá você encontrará outros conteúdos com foco em gestão, eficiência e resultados.

 
Banner Go TogetherPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This