5 dicas para se tornar um gestor de vendas de sucesso

O gestor de vendas tem um importante papel em suas mãos: garantir a saída dos produtos/serviços da empresa por meio de uma equipe altamente engajada. Ao fazer isso ele contribui diretamente para o sucesso e para a continuidade da empresa no mercado.

Para tanto, é preciso ter alguns pontos fortes ao seu favor. O gestor deve saber se comunicar adequadamente com sua equipe, estabelecer metas desafiadoras e cobrar resultados cada vez melhores. Também deve reconhecer e recompensar os colaboradores pelos resultados alcançados.

Pensando em tudo isso, criamos um guia para você. Aqui vamos nos aprofundar em algumas dessas dicas e mostrar como ser um gestor de vendas de sucesso. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Seja o exemplo que deseja ver

A liderança pelo exemplo é uma das mais poderosas ferramentas. A antiga ideia de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” já deixou de funcionar há muito tempo. Por isso é importante que cada líder também ponha a “mão na massa”.

Para tanto, muitas coisas podem ser feitas. É preciso saber respeitar a cadeia de comando, ser o primeiro a chegar e o último a sair, se comprometer com os resultados, ouvir os subordinados e assim por diante. Ao fazer isso o líder conseguirá influenciar todo o time de vendas.

2. Melhore a comunicação com a equipe

A comunicação com o time de vendas sempre vai existir, seja por meio de um pronunciamento ou pelo envio de e-mails. Mas quando essa comunicação não é planejada, dificilmente chega onde deveria, deixa espaço para fofocas e conflitos interpessoais.

Portanto, é preciso melhorar a comunicação em dois sentidos: comprometendo-se pessoalmente em dar feedback e ouvir os funcionários, bem como implementando novos canais de comunicação — murais de recados, aplicativos mobile etc.

3. Defina metas inteligentes e desafiadoras

Quase toda equipe de vendas é acostumada a trabalhar com metas, mas é importante que o gestor saiba como criar boas metas, que engajem os times na busca pelos resultados. Para isso, um padrão muito conhecido é o SMART.

Na realidade, esse padrão é um acrônimo de cinco palavras do inglês, segundo o qual toda meta de sucesso deve ser: específica, mensurável, alcançável, relevante e com tempo bem definido (geralmente semanal, mensal ou trimestral).

4. Mantenha cada integrante da equipe treinado

São poucos os objetivos de uma empresa que podem ser alcançados por uma única pessoa. Todos precisam de um time competente e motivado, por isso é importante investir continuamente na capacitação da equipe de vendas.

Uma boa capacitação deve começar na análise de desempenho, buscando identificar quais competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) cada membro da equipe precisa desenvolver. Depois basta definir o modal de treinamento que mais se adapta ao time: presencial, a distância, gamificação etc.

5. Recompense pelos resultados alcançados

Para finalizar, é importante que um gestor de vendas saiba recompensar seus subordinados pelos resultados alcançados. Quando isso é feito, estabelece-se um senso de meritocracia, em que cada funcionário faz por merecer o que ganha na empresa.

Mas é preciso fugir do tradicional, como as comissões e bonificações. Hoje, é possível investir em recompensas mais criativas e que ficam gravadas na memória dos colaboradores. Um grande exemplo são as viagens de incentivo, repletas de momentos inesquecíveis.

Ao aplicar essas dicas você conseguirá otimizar suas ações como gestor, construir um time muito mais comprometido e alcançar resultados exponenciais.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para ser um gestor de vendas de sucesso? Então aproveite para multiplicar esse conhecimento! Compartilhe o artigo nas redes sociais e deixe que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This