5 dicas para fazer uma boa campanha de marketing de incentivo

Você certamente já sabe a importância de realizar uma boa campanha de marketing de incentivo, mas como efetivamente chegar lá e atingir os resultados almejados?

Provavelmente, a melhor forma de alcançar esse objetivo é conhecer ações já testadas em outras empresas, uma vez que elas também podem ser bem-sucedidas na sua organização.

Por isso, a seguir, você encontrará 5 excelentes dicas para melhorar as estratégias incentivo e acertar no quesito motivação de colaboradores, parceiros, franqueados e afins. Então, confira o conteúdo de hoje e coloque nossas sugestões em prática!

1. Entender melhor a cultura corporativa

Cada organização tem o seu próprio jeito de ser, usos e costumes. Por isso, de certa forma, as campanhas de marketing de incentivo são como receitas que precisam ser adaptadas às peculiaridades da cultura organizacional.

Consequentemente, o primeiro investimento para melhorar as ações é obter informações sobre as características da companhia e das pessoas que participam de alguma maneira do negócio, como parceiros, franqueados, fornecedores e funcionários, por exemplo.

Isso pode ser feito com a preparação de relatórios de recursos humanos. Esses documentos têm o objetivo de esclarecer os valores, níveis de motivação, tradições, desejos, processos, ritos e demais características das equipes.

2. Obter o feedback sobre as campanhas anteriores

Os resultados das campanhas anteriores ensinam como ajustar as estratégias futuras. Por meio deles, identificamos as forças e fraquezas das políticas de marketing interno.

Nesse contexto, os feedbacks podem ser uma ferramenta importante, principalmente por trazerem informações colhidas diretamente com os destinatário das campanhas de incentivo. Afinal, quem melhor do que o público-alvo para esclarecer os pontos positivos e negativos de uma ação?

Vale ressaltar que, trata-se de uma tarefa relativamente simples e de baixo custo. Isso porque, geralmente são utilizados pequenos questionários, caixas de sugestões, enquetes, entrevistas e outras ideias de fácil execução.

3. Crie uma mecânica simples e inteligível

A campanha de marketing de incentivo precisa contar com regras simples e claras, principalmente quando a premiação abrange apenas as pessoas mais bem coladas.

Esse cuidado é necessário para produzir a sensação de que os benefícios foram concedidos de maneira justa, além de manter uma competição saudável e estimular a participação em campanhas futuras.

Sendo assim, crie um regulamento para definir os seguintes pontos:

  • as pessoas habilitadas a participar;
  • o critério para definição dos premiados;
  • o prazo de encerramento da campanha;
  • a lista de premiações;
  • o momento e a forma como os prêmios serão concedidos.

4. Conceder prêmios satisfatórios

Toda campanha de marketing de incentivo precisa oferecer recompensas que realmente mexam com a imaginação das pessoas. Não ao acaso, o ideal é fugir de opções tradicionais e focar em experiências de vida.

Um bom exemplo são as viagens de incentivo e os eventos, que dão a oportunidade de vivenciar  novas situações. Logo, enquanto um bônus financeiro provavelmente seria convertido em bens de consumo ou pagamento de dívidas, essas experiências produzem uma memória mais positiva e de longo prazo.

Sendo assim, ao pensar em recompensas, a empresa deve buscar opções diferenciadas, ficando longe daquilo que já faz parte da rotina dos destinatários da campanha de marketing de incentivo.

5. Dedicar-se ao planejamento

A preparação de uma campanha de incentivos diz muito sobre o seu resultado. Isto é, um bom planejamento é fundamental para que o projeto saia do papel e seja executado com perfeição.

Por isso, você deve definir objetivos, metas e estratégias viáveis, sem jamais esquecer das dicas mencionadas acima. Igualmente, fique atento à proporcionalidade entre as exigências e a premiação concedida. O benefício precisa fazer jus ao esforço necessário para sua conquista.

Com essas medidas, você reunirá todas as condições para desenvolver uma boa campanha de marketing de incentivo e aumentar a motivação das diversas equipes da sua empresa.

Gostou do texto? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e deixe seus amigos mais informados com nossas 5 dicas!

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This