5 ações de incentivo para aplicar desde o recrutamento e seleção

Você já parou para pensar nos fatores que aproximam os candidatos de uma empresa? Eles são muitos e vão desde os benefícios até os incentivos oferecidos por ela. E, no fundo, existem valores compartilhados entre ambos. Por isso, é importante alinhar expectativas entre as partes desde o recrutamento e seleção.

Isso proporciona uma contratação precisa. Quando ela ocorre, você reduz a rotatividade de pessoal e os consequentes custos que isso causa nos cofres da empresa. Além disso, obtém e retém profissionais mais qualificados e engajados, dispostos a transformar positivamente os resultados da corporação.

Como essas ações são imprescindíveis, listamos 5 delas que você deve aplicar desde os processos de recrutamento e seleção. Vamos lá?

1. Invista em processos mais humanizados

As empresas estão na constante busca por profissionais diferenciados, que se destacam entre os demais. No entanto, uma parte delas continua avaliando seus candidatos como se fossem robôs. As perguntas se repetem, as expressões não mudam e as etapas de recrutamento e seleção são as mesmas.

É preciso investir em processos mais humanizados! Lidar com pessoas envolve saber identificar o melhor de cada um. Em vez de se colocar em um patamar acima do candidato, experimente tratá-lo como igual.

2. Inove nas etapas de seleção

Aposte no employer branding. Valorize o poder da sua marca para atrair bons profissionais para o processo seletivo. Essa é uma estratégia capaz de transformar o nome da sua empresa em um ímã de talentos. Seus atuais profissionais também podem ser embaixadores da organização, mostrando que estão felizes e satisfeitos.

Outro meio de inovar nas etapas de seleção é o cadastro das suas vagas em sites de nicho, que são especializados em determinadas áreas — principalmente as novas. Realize entrevistas por meio de vídeos, e gamifique as dinâmicas.

3. Prometa somente o que pode entregar

Quando as vagas são específicas e necessitam de contratação urgente, alguns recrutadores acabam prometendo demais na tentativa de convencer os candidatos. Essa é uma atitude de risco, pois, quando não são cumpridas, afetam a imagem do negócio — e elevam os custos.

Contratar e demitir são processos caros para qualquer corporação. Ao prometer o que não pode cumprir, você se sujeita a lidar mais cedo com a desmotivação do colaborador e a consequente baixa produtividade dele.

4. Busque profissionais alinhados aos valores da empresa

Sua empresa tem um propósito? Como ela comunica isso aos seus profissionais? As respostas para essas duas perguntas ajudam a encontrar candidatos que estejam alinhados aos valores da empresa. A maior convergência de valores faz o colaborador se integrar mais rapidamente à rotina da companhia.

Outro benefício desse alinhamento é a motivação, pois o profissional percebe que está dedicando seu tempo a uma companhia que pensa e age como ele. E, nos processos de recrutamento e seleção, isso revela potenciais candidatos.

5. Modernize as ferramentas de recrutamento e seleção

As atividades de recrutamento e seleção são estratégicas. Elas demandam atenção, dedicação e precisão em suas ações. Mas é possível otimizar esses processos com a ajuda da tecnologia. Algoritmos de inteligência artificial já são usados na busca de elementos pré-estabelecidos, e até nas respostas para os candidatos.

Nesse contexto, um software de recrutamento e seleção se transforma em uma poderosa ferramenta que auxilia na produtividade do RH. Ele também centraliza e organiza as informações sobre vagas e candidatos.

As ações de incentivo que você pode aplicar desde o recrutamento e seleção de candidatos na sua empresa viabilizam o crescimento da organização, e também contribuem com o acompanhamento dos resultados. Por meio delas, você obtém maior visibilidade dos processos e precisão nas suas escolhas.

Motivar, reconhecer e recompensar sua equipe são ações que devem continuar após a contratação dos profissionais. Fale com a Go Together e conheça as soluções ideais para o sucesso da sua campanha de incentivo.

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This