4 tipos de eventos corporativos para planejar em 2018

Os eventos corporativos são uma forte ferramenta estratégica para a empresa e, quando bem usados, podem fazê-la se destacar no mercado. Entre os vários tipos de eventos corporativos, é possível encontrar um para cada objetivo. Assim, ao escolher os eventos corretos, sua empresa se torna mais atrativa a novos talentos, sem contar que vê aumentada a capacitação do pessoal que já pertence ao quadro de funcionários.

Mas… Qual é o evento ideal para sua organização? Para responder a essa pergunta, separamos 4 tipos de eventos corporativos e explicamos qual a melhor situação para fazer uso deles. Confira!

1. Conferência

A conferência é um dos eventos corporativos mais famosos. Ela consiste em convidar várias pessoas, normalmente referências em algum tema, e colocá-las para debater, sempre com um mediador orientando a conversa.

Esse encontro pode contar, também, com uma grande plateia. A interação entre os debatedores e a audiência acontece por meio de perguntas e comentários escritos em papel (ou formulário virtual, se você preferir usar a tecnologia) que são entregues ao moderador; depois disso, ele encaminha as questões para a discussão.

Esse tipo de evento é recomendado para pessoas que já têm afinidade com o assunto e precisam apenas aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

2. Fórum

O fórum, diferentemente da maioria dos eventos corporativos, tem seu foco voltado para a plateia. A ideia dele é que as pessoas possam interagir livremente, expressando suas opiniões sobre um tema específico a fim de chegar a uma conclusão.

Para que o fórum funcione, é preciso haver um número considerável de pessoas ativas na plateia — já que ela é o foco desse evento — e um moderador capaz de expor o tema e organizar a participação dos interessados.

Que tal levar os gestores para um fórum sobre os desafios da indústria moderna, ou levar os vendedores para um fórum de técnicas e abordagens de vendas? Essas parecem boas aplicações para o evento.

3. Palestra

Agora, se o que você quer é divulgar uma ideia, ensinar um novo conceito, explicar novas metodologias ou apenas motivar seu pessoal, provavelmente a palestra é o evento corporativo mais indicado.

Na palestra temos um orador, que é um especialista no assunto que será tratado. Esse personagem fica no palco, sendo que durante toda a palestra apenas ele fala. Ao final do evento, perguntas podem ser direcionadas ao palestrante, e ele responde ao máximo de dúvidas que conseguir dentro de um tempo delimitado. Palestrantes mais experientes já estipulam o tempo de palestra e o tempo de abertura para discussões.

4. Convenção

As convenções podem abranger diversas áreas: vendas, lançamentos de produtos, comemorações e mudanças de política organizacional, entre outras. Isso porque a convenção é um evento que propõe a conversa entre dois oradores, podendo ser ambos da mesma empresa ou de empresas distintas, mas em cargos equivalentes.

Esses dois profissionais debatem sobre um assunto determinado, cada um defendendo seu ponto de vista. A participação do público é vetada, podendo apenas haver expressões de aprovação, por meio de aplausos, ou de reprovação, por meio do silêncio. A convenção é uma ótima opção para quem precisa mudar a política organizacional e convencer os colaboradores de que essa é a melhor medida.

Provavelmente você já percebeu que não existe um evento ideal para sua empresa. Cada um dos vários tipos de eventos corporativos deve ser escolhido em função de seu objetivo. Dessa forma, os eventos corporativos devem ser fruto de um planejamento estratégico. Se você quiser ter acesso a outros artigos como este, além de continuar acompanhando nossas publicações, lembre-se de seguir nossa página no Facebook!

 

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert

Comments (2)

  1. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    1. Olá, Maria!
      Ficamos felizes que você tenha gostado das nossas postagens.
      Nosso objetivo é compartilhar conhecimento, trazendo sempre conteúdos interessantes sobre práticas de incentivo, gestão, eventos e viagens.

      Valeu!
      Equipe Go Together

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This