4 dicas para ter uma equipe engajada e produtiva

A importância de ter uma equipe engajada não pode ser menosprezada. As estratégias que visam ao envolvimento dos funcionários são eficazes na redução da rotatividade de pessoal, melhora do nível de produtividade, alcance da eficiência nos processos, elevação na quantidade de clientes fidelizados e lucros maiores. Funcionários engajados trabalham pelos objetivos da empresa com propósito, energia e entusiasmo.

Além de a sua empresa alcançar os resultados desejados por meio do bom trabalho desenvolvido pela equipe, ela passa a atrair e reter mais talentos. Em vez de os bons funcionários buscarem fora da sua empresa as oportunidades para a carreira, eles darão nela os próximos passos rumo ao sucesso. Se você não dá aos colaboradores um motivo convincente para eles ficarem, eles encontrarão isso em outro lugar.

Atente para a importância de ter uma equipe engajada e produtiva. Confira quatro dicas para aplicar na sua.

1. Conheça as pessoas que compõem a equipe

Saber o nome delas e quais são as respectivas responsabilidades não é suficiente. Enxergue a empresa como um grupo de indivíduos, seres humanos, que estão lá para, juntos, alcançarem o objetivo da organização. Uma vez que cada um possui a sua individualidade, é fundamental ter contato com todos para descobrir quais são suas necessidades, sugestões, críticas e pontos de vista.

Geralmente, quem se encontra em posição de liderança não consegue enxergar todos os processos que fazem parte do trabalho. É muito comum que se peça a execução de determinadas tarefas com prazo curto, ignorando os entraves existentes. Só quem está no dia a dia das operações pode apontá-los. Por isso, tire um tempo e vá conversar com as pessoas para conhecê-las verdadeiramente.  

2. Proponha treinamentos e cursos de capacitação

O mundo passa por transformações constantes, atualizando tecnologias, mudando processos, revendo valores e apresentando novas necessidades do mercado. O profissional que não se atualiza acaba ficando para trás, pois o conhecimento que ele detém já é considerado ultrapassado. Por isso, identifique as necessidades da sua equipe para propor cursos de reciclagem, capacitação e treinamentos.

A atualização do capital intelectual da sua equipe é fundamental para que os negócios sejam feitos com excelência, destacando a empresa dos demais concorrentes e fortalecendo o espaço dela no mercado. Apenas exigir atualização do funcionário não funciona porque, se ele não tiver tempo para enriquecer o conhecimento, em breve você repetirá o ciclo e terá que contratar mais pessoal.

3. Adote a comunicação horizontal e dê feedbacks constantes

A hierarquia é fundamental para algumas coisas, porém não todas. Uma delas é a comunicação no ambiente de trabalho.

Imagine que um funcionário do estoque identifique uma falha e que, para o diretor de operações tomar uma medida, seja necessário falar com o supervisor, que acionará o gerente e dividirá isso com o seu gestor para que ele veja com o financeiro se existem recursos para a correção do problema. Notou como a hierarquia pode prejudicar?

Facilite o processo de comunicação dentro da sua empresa, inclusive pelo feedback. É fundamental manter os funcionários sempre cientes do próprio desempenho. O feedback serve como direcionamento necessário para que eles possam realizar um bom trabalho, identificando os pontos positivos e aqueles em que precisam melhorar.

4. Ofereça benefícios focados em realização

Benefícios, no trabalho, não significam apenas o pagamento de bônus por produtividade. Para ter uma equipe engajada, você também pode oferecer benefícios como folgas, viagens, home office, cápsulas de café, happy hours e outros mais — vai da criatividade e possibilidades da empresa.

Conseguir um desconto com a academia próxima ao endereço da empresa já pode ser um benefício interessante para os funcionários. Muitos gostariam de se exercitar, mas não encontram tempo, disposição e dinheiro para tal. O mesmo pode ser feito criando um bicicletário na empresa e incentivando esse meio de transporte.

Estas são algumas dicas para ter uma equipe engajada e produtiva. Reflita sobre elas e veja quais se adéquam mais à realidade da sua empresa.

Aproveite para seguir a nossa página no Facebook e ter acesso a outros conteúdos como este.

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This