4 dicas para fortalecer suas parcerias com fornecedores

Quando pensamos no público externo, muitas vezes, lembramos apenas dos clientes, não é verdade? Afinal, são eles que trazem o retorno para a empresa e devem ser tratados e atendidos da melhor maneira possível. Acontece que existe outro público que também merece bastante a nossa atenção: os fornecedores.

Nesse sentido, é muito importante que a sua empresa desenvolva estratégias eficazes para fortalecer as parcerias com fornecedores, já que são eles que desempenham um papel fundamental no sucesso do seu negócio. Isso porque, entre outras atribuições, eles fornecem mercadorias, matérias-primas ou serviços e devem fazer tudo dentro dos prazos estabelecidos para garantir a otimização da sua produtividade.

Justamente por serem um público tão importante, resolvemos trazer 4 dicas para fortalecer suas parcerias com fornecedores. Confira a seguir!

1. Trabalhe na fidelização

Trabalhar na fidelização de fornecedores é tão importante quanto na de clientes. Para que as negociações possam fluir melhor e o fornecedor mantenha a qualidade e a agilidade no serviço prestado, é indispensável que o relacionamento seja fortalecido.

No caso, todo tipo de iniciativa é válida: pode-se investir em viagens de incentivo, no oferecimento de brindes personalizados, entre outras opções. O mais importante é deixar claro para eles que sua empresa pretende ter um relacionamento duradouro.

2. Invista em eventos

Outra dica que pode ajudá-lo muito a fortalecer parcerias com fornecedores é o investimento em eventos corporativos. Essa é uma oportunidade não só para estreitar laços, mas também para trocar ideias sobre o futuro das duas empresas. Você e o fornecedor podem, por exemplo, mostrar o que estão planejando e alinhar estratégias.

Os eventos corporativos devem ser planejados com antecedência e sempre contar com a organização de uma empresa especializada. Afinal, eles também traduzem os valores do seu negócio, bem como a sua imagem.

3. Integre os planejamentos

Como vimos no ponto anterior, também é muito importante que a sua empresa mantenha um planejamento integrado com o fornecedor. Quando ambos estão seguindo o mesmo caminho, dificilmente ruídos de comunicação ou quaisquer outros tipos de problema são apresentados durante a parceria.

Não é necessário que o seu fornecedor participe presencialmente do planejamento estratégico do seu negócio, no entanto, pode ser relevante marcar uma reunião para que pontos em comum possam ser alinhados. É sempre bom passar o feedback de informações que podem ser vitais para o seu fornecedor.

4. Pense no longo prazo

Para concluir, vamos passar uma recomendação: em qualquer tipo de atividade com o fornecedor, seja uma negociação ou uma reunião, tenha sempre em mente o relacionamento de longo prazo. Pode não parecer, mas o simples fato de se manter o foco no futuro já pode mudar bastante a forma como abordaremos um fornecedor.

Em uma negociação, por exemplo, jamais force uma situação na qual ele claramente sairá em desvantagem. Esse pode ser o começo para o término do seu vínculo.

Então, você já sabe: com o objetivo de garantir o sucesso do seu negócio, trabalhe continuamente em ações para fortalecer parcerias com fornecedores.

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