4 dicas para fazer um bom networking em eventos corporativos

Ninguém trabalha sozinho, não é mesmo? As parcerias são fundamentais no meio corporativo. É graças a elas que você pode poupar tempo, dinheiro e evitar prejuízos. Mas, para conseguir contatos tão prestativos, você precisa ser uma pessoa aplicada e fazer networking.

Pois o melhor lugar para construir a famosa redes de contatos é justamente nos eventos corporativos. Nesses ambientes, você vai se relacionar com dezenas de profissionais, e a chance de encontrar uma boa parceria é muito maior do que em um bar ou em uma festa de casamento.

Como esses eventos são importantes, você precisa ir preparado. E nisso podemos lhe ajudar! Veja estas quatro dicas que separamos e confira como fazer networking nos eventos corporativos!

1. Ande sempre com um cartão de visitas

Você chegou no evento, encontrou um grupo de pessoas interessante, se aprofundou na conversa com uma delas. Ao final do assunto, você precisa sair, mas queria manter o contato. O que fazer?

Pedir o telefone pode ser muito invasivo e passar uma ideia inadequada. Então, a melhor estratégia é entregar o seu cartão de visitas à pessoa, mostrando que você está disposto a estender a relação para além do evento em que vocês estão.

Não tem um cartão de visitas? Providencie-o imediatamente!

2. Encontre pessoas com interesses em comum

Em eventos corporativos, as coisas acontecem muito “ao acaso”. Raramente você terá a oportunidade de se preparar para encontrar uma pessoa. E isso às vezes gera desconforto, já que o assunto que é interessante para um, pode não ser para o outro.

Mas existe uma saída: encontre as pessoas que têm os mesmos interesses que você. E é fácil identificar esse tipo de pessoa: olhe para o salão e escolha as pessoas com que você tem mais vontade de conversar. Certamente, sua escolha será pautada em afinidades, mesmo que você não perceba.

3. Saiba desenvolver a conversa

Ninguém quer ter em sua rede de contatos uma pessoa pouco perspicaz. Por isso, você precisa mostrar que é alguém ativo: não deixe a conversa “morrer”. Sempre continue o assunto, mas respeite o tempo da outra pessoa falar.

Além disso, algo muito importante para fazer networking é que você saiba se comunicar. Então, antes de ir para uma festa, leia as notícias da semana, veja os acontecimentos pertinentes à sua área de atuação e já pense em possíveis diálogos.

Bom, não é possível saber que tipo de assunto surgirá em um evento corporativo, mas planejamento sempre é importante, concorda?

4. Fale de trabalho, mas não foque só nisso

Quando você está tentando fazer networking, é bem comum que o trabalho vire pauta em alguns momentos, como durante a apresentação. Mas, caso isso aconteça com frequência, a outra pessoa pode ter a sensação de que você só está naquela conversa para conseguir algo, e isso não é nem um pouco legal.

Se a temática voltar a aparecer, use alguma brecha para puxar assuntos correlatos, mas de maneira suave. Lembre-se: você precisa saber desenvolver a conversa, então, nada de cortadas bruscas!

Finalmente, além dessas dicas, você pode testar outras dezenas de estratégias para fazer networking. Contudo, sempre use o bom senso — foque no básico e evite abordagens muito mirabolantes. O importante é que você passe a sensação de ser alguém confiável, profissional e disposto a ajudar!

Então, gostou do post? Agora, já que estamos falando em ajuda, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais? Talvez você acabe ajudando um amigo!

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This