4 dicas incríveis para diminuir a rotatividade de funcionários na empresa

A alta rotatividade de funcionários na empresa é um fator negativo para os seus resultados. Além das despesas decorrentes da contratação de substitutos, os constantes desligamentos de colaboradores promovem um gasto excessivo com multas, rescisões, processos, entre outros.

Além da questão financeira, a contínua rotatividade faz com que sua empresa perca mão de obra qualificada. Afinal, o preparo de um funcionário requer tempo, dinheiro e dedicação. Portanto, não é interessante perder isso da noite para o dia, certo? Além disso, no mercado, sua empresa pode ser vista de forma negativa.

Nesse sentido, torna-se relevante descobrir quais são as razões por trás da saída frequente de colaboradores e ainda aplicar as 4 dicas a seguir para diminuir a rotatividade de funcionários na empresa. Então, continue a leitura e saiba mais!

1. Melhore o clima organizacional da sua empresa

Certamente, ninguém deseja trabalhar em um local desorganizado, com móveis desconfortáveis, iluminação inadequada e cheio de pessoas mal-humoradas que só reclamam da empresa. Dá para ser produtivo em um ambiente assim? Definitivamente, não! E esses fatores contribuem para o clima organizacional.

Assim sendo, faça pesquisas para identificar os pontos positivos e negativos do clima organizacional da sua empresa. Com base nos resultados, forneça um ambiente de trabalho adequado, facilite o acesso dos colaboradores a benefícios como plano de saúde e adote uma postura de líder para inspirar as pessoas.

2. Faça parte do desenvolvimento dos colaboradores

Para exigir mais dos colaboradores e ao mesmo tempo incentivá-los, é preciso investir continuamente no desenvolvimento de cada um deles. Aponte as responsabilidades individuais e coletivas, promovendo a sinergia do trabalho em equipe. Entenda como as competências e habilidades deles contribuem para o negócio.

Crie programas de capacitação baseados em um plano de carreira, de modo que os colaboradores entendam a necessidade desse crescimento pessoal e profissional. Além disso, antes de contratar alguém de fora para ocupar um cargo disponível em seu quadro, estude a possibilidade de promover quem já está na companhia.

3. Reconheça o bom desempenho de quem se esforça

Quando os colaboradores fazem um bom trabalho, eles merecem o seu reconhecimento. Jamais trate isso como o mínimo ou uma obrigação, pois as próximas realizações podem ser ainda melhores. Além de fazer parte da criação de um bom clima organizacional, isso contribui para reduzir a rotatividade de funcionários na empresa.

Vale ressaltar que, quando falamos em reconhecimento, você não deve se limitar a agradar o bolso do colaborador. Existem condições tão ou mais atrativas do que um bônus financeiro ou um aumento de salário. As reais chances de crescimento dentro da organização se mostram como mais eficazes, pois todos enxergam isso como uma oportunidade significativa.

4. Invista em campanhas de incentivo

As campanhas de incentivo são muito usadas para alavancar o desempenho das equipes e reduzir a rotatividade de funcionários na empresa. 

Defina um tema específico para a campanha de incentivo, envolvendo assuntos ligados ao universo da empresa e dos colaboradores, bem como algum fato que esteja acontecendo no momento. Além dos prêmios individuais, estabeleça também metas coletivas, a fim de que todos participem de maneira mais engajada.

Envolva os funcionários na criação da campanha e prepare-se para ser bastante criativo na premiação. Não esqueça que ela precisa ter um tempo de duração e um evento final para a comemoração dos resultados. Nesse aspecto, vale a pena contar com uma agência especializada em campanhas de incentivo e investir em viagens como premiação.

As ações descritas acima são muito eficazes para diminuir a rotatividade de funcionários na empresa — algo importante para a realidade das companhias, pois é alto demais o custo para contratar e demitir. Aplique-as em sua empresa e obtenha os melhores resultados como retorno.

Gostou deste conteúdo e quer ter acesso a outras dicas que podem ajudá-lo a melhorar sua gestão? Curta nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações!

Banner Go TogetherPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This